CRISMA

Crisma é o Sacramento da opção madura por Jesus Cristo e sua Igreja. Por ele o cristão confirma sua fé e se compromete com a Igreja, tornando-se testemunha de Jesus Cristo em palavras e obras.
O crismado não é apenas testemunha de Jesus Cristo no mundo onde vive, mas também defensor e construtor do Reino.
Para isso ele deve ser formado, isto é, deve conhecer a palavra de Deus e também a Igreja.
Pelo batismo nos tornamos cristãos, membros da família de Deus - da Igreja; pela Crisma somos fortalecidos pelo Espírito Santo que nos impele a amar e a servir ao Reino de Deus.
“O Espírito Santo me enviou para anunciar a boa nova da libertação.”

Sacramento da confirmação

Pela Crisma o cristão se torna missionário: é enviado como os apóstolos o foram (Lc 10, 1- 20; Jo 20, 21). Ele é ungido (marcado com óleo para uma missão especial), assim como já o foi no Batismo, para ser:
* profeta: que é aquele que vai em nome de; que testemunha em qualquer lugar (no trabalho, na escola, no bairro...); que denuncia as injustiças; que evangeliza;
* construtor do Reino: um Reino de fraternidade justiça e principalmente serviço; um Reino cujo Rei é nada mais, nada menos que Jesus...
* sacerdote: que é quem lida com o sagrado, com as coisas de Deus.

Na Crisma, vocês ouvirão: “Accipe signaculum doni Spiritus Sancti” que significa: "Recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo"

É isso que o Bispo dirá, ao impor as mãos sobre cada um de vocês, ungindo-os na fronte. Sim, no Sacramento da Crisma, realiza-se também, para cada um de vocês, a promessa que Jesus Cristo fez para todos os que o amam, o seguem e aceitam levar à frente sua missão: "Eu pedirei ao Pai e ele lhes dará outro auxiliador, o Espírito da verdade, para que permaneça com vocês para sempre!" (Jo 14,16). "O Espírito Santo descerá sobre vocês e dele receberão força para serem minhas testemunhas no mundo todo (At 1,8)!"
Diz o apóstolo Paulo: "Quem nos fortalece juntamente com vocês, em Cristo, e nos dá a unção, é Deus. Deus pôs sua marca em nós e colocou em nossos corações o Espírito Santo, como garantia de tudo o que de maravilhoso reservou para nós!" (2 Cor 1,21-22). Sim, algo de maravilhoso já está começando! Não é simplesmente uma graça de Deus que vocês recebem, mas o próprio Espírito de Deus, alguém, a terceira pessoa da Santíssima Trindade! Diz Jesus: "O mundo não pode acolher o Espírito, porque não o conhece. Mas vocês o conhecem, porque ele mora em vocês, e estará com vocês!" (Jo 14,17).
Um dom... mas também uma responsabilidade grande! Devemos esforçar-nos, daqui para frente, para sermos uma morada digna do Espírito de Deus. Ao comentar isso, São Paulo diz: "vocês não sabem que são templo de Deus e o Espírito de Deus habita em vocês? Portanto..." (1 Cor 3,16; e também Rm 8,9-12).

Pastoral da Crisma

A Pastoral da Crisma tem como missão: preparar as pessoas que desejam confirmar sua fé católica para receber o Sacramento da Crisma (ou Sacramento da Confirmação); de modo que assumam seus papéis como cristãos e católicos, sendo luz do mundo e sal da terra.
Os membros da Pastoral são pessoas de nossa comunidade paroquial, que já receberam o Sacramento da Confirmação.
Iniciamos nossas atividades com a inscrição para a catequese da Crisma que é feita pelo próprio crismando.
Os encontros são realizados semanalmente, em diferentes dias e horários, com duração de aproximadamente duas horas. Visando uma melhor qualidade da catequese para os adolescentes, foram desenvolvidos encontros com dinâmicas e fundamentados nos principais Pilares da Igreja – A Bíblia e o Catecismo (Tradição e Magistério da Igreja).
Somos atualmente uma equipe que além de trabalhar com os adolescentes, procuram ajudar as famílias com seus problemas, dentro do possível. Nos reunimos uma vez por mês para desenvolver os encontros(o material dos encontros), Retiros e resolver problemas ou dúvidas sobre os crismandos.
Faz parte da proposta da Crisma, que o adolescente participe de atividades como visitas, participação de todos os tempos litúrgicos, e das Santas Missas e especialmente a Missa do Jovem todo 3º domingo.
Temos duas Reuniões anuais com os pais e uma com os padrinhos, para esclarecimentos e um contato maior com as famílias.
Ao longo do Crisma realizamos alguns retiros de aprofundamento. Esses retiros visam o aprofundamento de alguns temas já trabalhados nos encontros semanais, como sexualidade, família, conhecimento de si próprio, espírito crítico, etc; bem como a maior socialização entre eles.
Trabalhamos com uma média de 120 crismandos por ano, sendo divididos nas Comunidades (São José, São Pedro, São Vicente). Esses adolescentes recebem o sacramento da Crisma no mês de Dezembro em uma celebração presidida pelo Bispo da Diocese de Campo Limpo.
Desde já estes adolescentes são convidados a se engajarem em um grupo ou pastoral como o próprio Crisma, TLC, além do Ministério Jovem. A Pastoral da Crisma entende que ser um crismando é ser uma pessoa confirmando sua fé e comprometida com a proposta de Jesus.
Dessa forma o crismado que aceita esse convite, está vivendo realmente o sacramento que recebeu.
A Pastoral da Crisma tem se esforçado para fazer com que a catequese para adolescentes e jovens seja descontraída e agradável, incentivando dessa forma sua permanência na busca de Deus.

Documento do Crisma

A Crisma, chamada também de "confirmação", é um dos sete sacramentos e, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, constitui a plenitude e a marca da iniciação cristã, porque por meio dela o cristão recebe os dons do Espírito Santo e completa a sua identidade cristã e eclesial. Seu nome deriva do grego "chrisma", que significa "ungüento" e, por extensão, "unção". Essa tríade sacramental constitui em seu conjunto a energia espiritual que sustenta o desenvolvimento e o crescimento cristãos.
O concílio Vaticano II rege que:
- a Crisma seja administrada dentro da Celebração Eucarística;
- o crismando tenha uma idade de razoável consciência: 15 anos,
- Ela seja precedida por uma adequada preparação catequética, estendida também à família e aos padrinhos e/ou madrinhas.
- a comunidade participe com o consentimento unânime na profissão de fé.
- a eucaristia possa ser recebida sob as duas espécies pelos crismados, familiares, padrinhos/madrinhas e catequistas.
- a Celebração tenha caráter festivo e solene e seja comum para todos os candidatos; não é prevista, portanto, a administração individual. O rito da confirmação segue o esquema clássico:
1º- ritos de introdução, de acordo com a prática comum das Igrejas locais.
2º- liturgia da Palavra, própria da missa do dia, com leituras que demonstrem a intervenção histórica e profética do Espírito, que é autor, em Cristo, do mistério messiânico da salvação e, na Igreja, de sua missão de evangelização.
3º- liturgia do sacramento que se realiza em três fases:
a) renovação das promessas batismais, ou seja, a fé expressa pelo próprio crismando; não mais delegada, portanto, como no batismo. A profissão da fé tem um aspecto negativo expresso pela "renúncia" e um positivo expresso pelo "credo", a que toda a assembléia adere com seu "Amém"
b) imposição coletiva das mãos com a oração epiclética, que dispõe ao recolhimento para a acolhida da efusão do Espírito
c) o ato de crismar ou a unção com o crisma sobre a fronte do crismando com a fórmula que acompanha: "Recebe a marca do Espírito Santo que te é dada como um dom", enquanto o padrinho/madrinha mantém a própria mão direita sobre o ombro do crismando como sinal de seu compromisso de apoiá-lo em seu caminho cristão. A sagrada unção é sinal do Espírito que permanece no crente, ilumina-o e identifica-o com Cristo, eterno sacerdote. A sagrada unção termina com a saudação de paz: "a paz esteja contigo", dom pascal de fraternidade.
4º- liturgia eucarística, com a possibilidade para os crismados, pais, padrinhos e catequistas de receber a comunhão sob as duas espécies.
5º- ritos de conclusão com bênção final explicitada por duas possíveis fórmulas, significando ambas o mistério trinitário celebrado. Toda a simbologia sacramental aprofunda suas raízes e seu significado litúrgico nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento. Como no caso do Batismo, também a Crisma é recebida uma só vez.

O Rito da Confirmação

Compreende cinco etapas principais:
1 - Apresentação: que mostra a importância de cada um dos Crismandos;
2 - Homilia: onde há uma explanação sobre o Sacramento e sobre a missão dos crismados;
3 - Renovação das Promessas do Batismo: no Batismo, os Pais e Padrinhos assumem a fé; na Crisma, o próprio crismando dá uma resposta adulta e madura - renuncio / creio;
4 - Imposição das Mãos: é feita pelos Oficiantes, e serve para invocar o Espírito Santo;
5 - Unção com o óleo do Crisma: onde o Oficiante (Bispo) diz "Recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo" ;
Durante a Cerimônia da Confirmação, nota-se a presença de alguns Sinais de Confirmação:
* Imposição das Mãos: significa tomada de posse, proteção; é um gesto antigo (ex.: Lc 4, 40; 24, 50)
* Unção : significa escolha divina; o óleo do Crisma é uma; mistura de um óleo de azeite, que dá força com um bálsamo (perfume), que significa testemunho.
* Bispo: é um sucessor dos apóstolos, que mostra que a Igreja em geral se mostra unida com a comunidade local.
* Comunidade: mostra a comunhão e a participação
* Padrinho ou Madrinha: deve ser um cristão autêntico, e um membro atuante; um amigo que dá sempre exemplo e estímulo a seu (sua) afilhado (a).

Nota:

Crismandoaquele que se prepara para receber o Sacramento do Crisma;
Crismado – aquele que já foi ungido pelo Crisma (recebeu o Sacramento);
A Crisma – quando se refere à preparação ou à Confirmação;
O Crisma – quando se refere ao Sacramento, à Unção ou mesmo ao óleo.

Maior é aquele que serve
Crisma © 2009